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A importância do Dia dos Pais para o comércio

Aqui no Brasil, o 2º domingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais, mas não foi criado apenas para estimular o comércio.

Foi com o propósito de fortalecer os laços familiares que o jornal O GLOBO lançou, em 1953, no calendário de comemorações do Brasil, o Dia do Papai. A criação da data atendeu aos anseios da comunidade que sentia necessidade de celebrar o chefe da família. A iniciativa foi recebida com tanto entusiasmo que, no segundo ano após ter sido anunciada, passou a ser comemorada não só no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil, e se transformou numa das datas mais importantes do calendário do país.

Instituído pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor do GLOBO e da Rádio Globo, o Dia dos Pais foi comemorado pela primeira vez no dia 16 de agosto, período que coincidia com o Dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e considerado patriarca da família. Nos anos seguintes, a data passou a ser festejada no segundo domingo de agosto, por analogia com o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.

A ideia de celebrar o Dia dos Pais, no entanto, não começou no Brasil. A origem da data teria surgido há mais de 4 mil anos quando um jovem, chamado Elmesu, teria esculpido em argila um cartão no qual desejava sorte, saúde e vida longa ao pai. Em 19 de junho de 1910 os Estados Unidos comemoraram pela primeira vez o seu Dia dos Pais. Para marcar o evento, a rosa foi escolhida como símbolo da data. Os pais que estivessem vivos deveriam ser homenageados com flores vermelhas, enquanto os falecidos, com brancas.

Veja um recorte da capa da Edição de 15 de Agosto de 1953 do Jornal O Globo:

Em muitos países, o Dia dos Pais ainda é comemorado no terceiro domingo de junho. Mas há, pelo menos, 19 datas para celebrar esse dia ao redor do mundo. e, nos Estados Unidos, a data surgiu mesmo para homenagear os pais. Em 1909, uma menina americana chamada Sonora Louise Dodd resolveu criar a data em Washington, para mostrar a seu pai, John Bruce Dodd, que ela tinha orgulho de sua superação. Ele havia perdido a esposa em 1898, que faleceu ao dar à luz o sexto filho. John criou todos sozinho, sendo sempre carinhoso e responsável, o que motivou Sonora.

A menina escolheu o dia do aniversário do pai, 19 de junho, como a data comemorativa. Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia nacionalmente. Mas foi só em 1966 que o então presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos Estados Unidos.

O Dia dos Pais para o Comércio Varejista

O Dia dos Pais não chega a ser uma data de vendas tão importante como Natal e Dia das Mães, mas é uma data que ainda assim movimenta bastante o comércio. No ano passado, as vendas tiveram alta de 2,1% e o Dia dos Pais já é considerado a quarta data comemorativa mais importante do varejo no Brasil.

Embora o setor de comércio varejista de modo geral saiba do potencial de vendas no período que antecede o dia dos Pais, muitas lojas não tem aproveitado corretamente este momento e acabam por perder várias vendas.

Um exemplo bem básico disso é o foco da divulgação. Ou seja, muitos lojistas acabam focando na divulgação para os pais, onde na realidade o foco da divulgação deve ser para os filhos, com apelo emocional incentivando os mesmos a comprarem presentes para seus pais. É algo básico, mas muitos lojistas não percebem este simples erro.

Pensando nisso, elaboramos 10 dicas que podem ajudar seu estabelecimento a aumentar suas vendas para o dia dos pais.

1 – Promova nas redes sociais:
Escreva um texto sobre o dia dos pais, da importância dos pais, para que haja interação com sua loja e consequente divulgação. É uma mídia relativamente barata que tem trazido bons resultados.

2 -E-mail marketing:
Através das listas segmentadas do seu cadastro de clientes no BeCash, envie promoções por SMS ou E-mail marketing. Ainda é uma das melhores opções na relação custo x benefício para as empresas, mas para um bom retorno, é importante segmentação do público alvo e isso você consegue fácil exportando a lista de clientes no seu painel BeCash.

3 – Kits promocionais:
As pessoas gostam de conjuntos prontos como um combinado. Portanto, faça kits por faixa de preço, motivos, facilitando a vida de seus clientes. Clientes com dúvida sentem segurança na compra com opções de kits.

4 – Vale presente:
Facilite a vida de quem tem insegurança ou não sabe o que comprar, onde mesmo após você apresentar sugestões e mesmo tendo kits promocionais, o cliente ainda não sabe o que comprar. Por exemplo, com vale presente, você fará sua venda e quem sabe até conquistar um novo cliente, que é o pai vindo trocar seu vale. Um vale presente pode trazer mais vendas na sequencia. Além disso, muitas vezes as esposas (dos pais) acompanham os seus maridos que ganharam o vale presente, e estas também podem ser potenciais compradoras de sua loja. Pense nisso!

5 – Investir na vitrine:
Uma vitrine tem 30 segundos para provocar o interesse, despertar o desejo e levar à ação. Ouse na composição da vitrine, mas evite excessos para não gerar poluição visual. Pense também na fachada de modo geral, explore a área frontal da loja. Por exemplo, não apenas a vitrine, use se possível muros, paredes, luminosos. Valorize o significado do dia dos pais utilizando o espaço com criatividade.

6 – Layout:
Pense no layout a partir da porta de entrada e evite obstáculos e bloqueios visuais. Resumindo, uma livre circulação permite visão ampla da loja aos clientes.

7 – Atendimento geral:
Facilite a circulação dentro da loja. Ou seja, organize a fila de pacote, sempre respeitando as regras de controle da pandemia e preocupe-se com o(s) caixa(s), faça um check-list e limpeza dos equipamentos antes de abrir o estabelecimento. Não se esqueça das embalagens, tenha embalagens pré-prontas para facilitar pacote. Se possível, embalagens em alusão ao dia dos pais.

8 – De incentivos aos seus vendedores:
Surpreenda sua equipe com ganhos extras para o período. Ou seja, oferecendo algo não esperado por eles e que gere mais motivação para vendas.

9 – Brindes:
Um brinde alegra, promove, facilita a venda e ainda faz o cliente carregar sua marca onde ele esteja. Pense também em vantagens extras, como por exemplo desconto para compras acima de determinado valor. Portanto, é uma ótima maneira de atrair mais clientes.

10 – Extensão de horário:
Preste atenção, talvez seja necessário estender o horário de sua loja neste período. Confira se, no seu municipio há possibilidade de fazerb isso devido as regras da Pandemia. Muitas pessoas querem presentear seus pais, mas devido outros compromissos como trabalho por exemplo, não conseguem muitas vezes ir nas lojas nos horários tradicionais. Devido bom volume de vendas que o dias dos pais proporciona, vale a pena estender o horário no período que o antecede.

Não se esqueça que para uma boa gestão de sua loja, é fundamental. Ou seja, que traga confiabilidade nas informações, rapidez nas vendas, auxilio na tomada de decisões.

Utilize as ferramentas do BeCash como o Crédito Temporário.

Basta acessar seu Painel de Administração BeCash, clique na opção Crédito no menu de configurações das vantagens:

Na aba Crédito você encontra 2 campos para BeBack (Cashback) e 2 campos para Bes:
1 – Porcentagem Máxima: que é onde você indica os valores máximos de crédito;
2 – Validade de Dias: que é os dias que ele tem para aproveitar esse crédito;
3 – Crédito Be: onde você indica os valores máximos de Bes que dará ao cliente;
4 – Validade de Dias: que é os dias que ele tem para aproveitar esse crédito.

Depois de configurar, configure os valores de crédito em Bes ou BeBack com uma data de validade até a véspera do dia dos pais e informe aos seus clientes enviando-lhes mensagens por notificações Push. Se o cliente comprar no seu estabelecimento dentro desse prazo, ele ganha.

Estas são apenas algumas dicas que podem lhe ajudar, use sua criatividade, pense a respeito. Portanto, dedique tempo para isso, com certeza boas ideias surgirão.

Boas vendas! Bons negócios… Sempre com BeCash!

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